NUPPS

Estudiosos da USP analisam 11 anos de CPIs e contrariam o senso comum. Na avaliação deles, instrumento legislativo é mal compreendido e, dentro de sua função institucional, cumpre seu papel.

Livro sobre papel do Legislativo mostra que projetos de parlamentares são mais alterados ou vetados do que os do governo e enfrentam mais obstáculos para serem votados

Para José Álvaro Moisés, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, pesquisador do NUPPs e organizador do livro, este formato possibilita acesso imediato aos interessados...

A aprovação do Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa e da Olimpíada sem resistência nem debate no Senado e a manutenção da cota do PR no Ministério dos Transportes, depois da comprovação de que as indicações do partido foram todas deletérias, dizem quase tudo a respeito da promiscuidade nas relações entre Executivo e Legislativo.

1) Em um plano, a incerteza – ou quase certeza negativa – sobre a capacidade da presidente Dilma Rousseff de administrar as demandas e as contradições da base governista da Câmara e do Senado e, por extensão a perspectiva da emergência de tensões agudas entre o Executivo e o Congresso ao longo de seu governo.

Lançado sexta-feira de modo inusual na tradição acadêmica - via internet, em formato e-book - O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão traz uma nova e preocupante visão das instituições democráticas no País. A tese central do cientista político José Álvaro Moisés, coordenador do estudo, é que "a democracia incorporou a hipertrofia do Poder Executivo herdada do período militar".

rachel_meneguello O livro preenche um espaço importante no denso campo de estudos sobre o funcionamento do sistema político brasileiro.

lamounierO debate sobre o presidencialismo de coalizão tem sido vertebrador de uma parte fundamental da produção da ciencia politica brasileira na última década. O livro O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão aprofunda esta discussão numa direção importante: relacionando-a de forma nova à discussão sobre qualidade da democracia e do controle sobre o poder executivo.

Lucio RennoO livro traz uma contribuição interessante e nova para o estudo do Poder Legislativo no Brasil. Sua principal inovação é teórica: trata-se da proposta de ir além de se pensar e debater o Congresso Nacional a partir da discussão sobre governabilidade e incluí-lo em uma discussão mais ampla, sobre a qualidade da democracia.

graeff

O conjunto de pesquisas coordenado e apresentado por José Álvaro Moisés neste livro confirma, com base em observação sistemática e análise consistente, três coisas que um observador participante como eu podia intuir sobre o desempenho do Congresso Nacional.

facebook

Copyright © 2017 - NUPPS.

 

 

Desenvolvido por webprisma