NUPPs

Política externa, instituições democráticas e inserção competitiva do Brasil

Na era global, a política externa assume relevância que não tinha antes, não só para os rumos da política macroeconômica interna como também para a inserção competitiva do país no mercado global. Neste sentido, a análise da política externa brasileira é cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico sustentável, sem o que dificilmente os países emergentes da América Latina conseguirão corrigir as desigualdades que tanto caracterizam a sua realidade.

Como política pública cada vez mais importante para o desenvolvimento e a supressão da desigualdade, tanto no plano doméstico como no cenário internacional, a política externa passa a exigir maior controle da sociedade civil e menos insulamento burocrático.

PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Maria Cecília Spina Forjaz – cientista política – NUPPs/USP

NUPPs

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP