NUPPS

 
 
 
boa vista
  
Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da Universidade de São Paulo (USP) estão conduzindo, em Boa Vista-RR, um estudo inédito no Brasil sobre o impacto de políticas públicas para a primeira infância.
 
Em parceria com o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), eles avaliam se as ações, programas e serviços públicos para gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade produzem benefícios significativos e mensuráveis.
 
A pesquisa utiliza metodologia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concebida justamente para a avaliação desse tipo de política social. Denominada PRIDI (Proyecto Regional de Indicadores de Desarollo Infantil), a metodologia é inovadora, pois oferece recursos para avaliar tanto aspectos cognitivos e de motricidade como competências socioemocionais.
 
Os pesquisadores vão a campo durante três meses, de janeiro a março de 2020, visitando residências em todas as regiões de Boa Vista. As crianças são avaliadas durante atividades lúdicas, e os adultos cuidadores são entrevistados, fornecendo informações importantes sobre o desenvolvimento dos pequenos.
 
Boa Vista é reconhecida no Brasil e no exterior por sua política integrada para a primeira infância. Lançada em 2013 pela prefeitura local, essa política articula todos os setores da administração municipal para priorizar e favorecer famílias de baixa renda que tenham gestantes ou crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.
 
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), após processo de submissão via Plataforma Brasil, tendo obtido o Parecer de Aprovação Número 3.745.234 em 05/12/2019.
 
 
Pesquisadores responsáveis:
 
Profa. Dra. Elizabeth Balbachevsky - Pesquisadora-Chefe
David M.F. Silva - Coordenador
Eduardo R. Capocchi - Pesquisador

facebook

Copyright © 2017 - NUPPS.

 

 

Desenvolvido por webprisma