NUPPs

Pesquisas em Andamento

  1. Brasil, 25 anos de democracia - Balanço Crítico: Políticas Públicas, Instituições, Sociedade Civil e Cultura Política - 1988/2013.

    Este projeto recém aprovado no “Programa da Reitoria de Incentivo a Pesquisa - 2010”, consolida as diferentes iniciativas de pesquisa atualmente em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas – NUPPs, da USP, as quais, por sua natureza, dão continuidade à trajetória intelectual do antigo NUPES. O NUPPs se dedica ao estudo e análise de programas de políticas públicas sob o ângulo da relação entre governança democrática, cidadania e equidade social. Suas equipes interdisciplinares de pesquisa analisam as etapas de formulação e implementação das políticas públicas e, em especial, a que se refere à avaliação da eficiência e da eficácia das mesmas. Um de seus objetivos principais é, portanto, a análise da qualidade da gestão das políticas públicas no país, tendo-se em conta o papel do executivo e do legislativo no sistema democrático vigente.
    Leia mais

Linhas de Pesquisas

O Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas está desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisas:

  1. O Sistema educacional e as políticas públicas de ensino superior.

    O NUPPs dá continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pelo Núcleo de Pesquisa de Ensino Superior (NUPES) – o qual substituiu desde o final de 2005 -, com ênfase especial sobre a questão da eqüidade, da eficiência e da eficácia do sistema de ensino superior brasileiro, assim como as relativas à estrutura e gestão das instituições.

  2. Políticas de erradicação da pobreza e das desigualdades econômicas e sociais.

    O NUPPs desenvolve projetos de pesquisa relativos à formulação, implementação e avaliação de programas voltados ao atendimento de demandas e necessidades sociais da população em áreas como saúde, segurança, emprego, transferência de renda, políticas compensatórias, culturais, afirmativas, etc. O foco dessas pesquisas é a relação entre as políticas e a ampliação dos direitos de cidadania, tanto em sua dimensão sócio-econômica como política.

  3. Governança democrática, cidadania e instituições públicas.

    O bom funcionamento das instituições democráticas e dos serviços públicos envolve a eficiência administrativa e a eficácia no atendimento às expectativas e necessidades dos cidadãos. A participação dos cidadãos e da sociedade civil em processos de tomada de decisão aperfeiçoa a definição de prioridades políticas e é um aspecto central da qualidade da democracia.

  4. Legitimidade democrática e credibilidade econômica.

    Essa pesquisa analisa - de uma perspectiva comparada - os processos decisórios relativos à formulação de políticas econômicas e financeiras no Brasil, Argentina e Chile. O estudo focaliza os fatores internos e externos que influenciaram a seqüência, o escopo e a velocidade das reformas econômicas, assim como seu impacto na qualidade da democracia nesses países.

  5. Política externa, instituições democráticas e inserção competitiva do Brasil.

    Na era global, a política externa assume relevância que não tinha antes, não só para os rumos da política macroeconômica interna como também para a inserção competitiva do país no mercado global. Neste sentido, a análise da política externa brasileira é cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico sustentável, sem o que dificilmente os países emergentes da América Latina conseguirão corrigir as desigualdades que tanto caracterizam a sua realidade.

  6. Inovações em Políticas de Segurança Pública.

    Esse programa pesquisa o crime e a delinqüência de modo a fortalecer a capacidade de intervenção da sociedade frente a esses problemas. O foco da pesquisa está na compreensão das relações causais entre as variáveis que determinam a ocorrência do crime e a avaliação dos efeitos das políticas de segurança no nível local, estadual e nacional. O projeto articula pesquisadores acadêmicos e policiais com o objetivo de produzir inovações destinadas ao sistema de segurança pública.

 

 


Parceiros

NUPPs

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP

Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia, favos 9 e 21 - Cidade Universitária - S. Paulo - SP - CEP: 05508-060

Tels.: (55 11) 3091.3272 / 3091.3271 / 3091.3353 - 3091.3186 - Fax: (55 11) 3091.3157

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.