NUPPs

O Sistema educacional e as políticas públicas de ensino superior

O NUPPs dá continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pelo Núcleo de Pesquisa de Ensino Superior (NUPES) – o qual substituiu desde o final de 2005 -, com ênfase especial sobre a questão da eqüidade, da eficiência e da eficácia do sistema de ensino superior brasileiro, assim como as relativas à estrutura e gestão das instituições.

Considera-se que a educação superior é fundamental tanto para o desenvolvimento científico e tecnológico do país como para ampliar as oportunidades sociais e econômicas dos setores de baixa renda. Desta forma, para se entender os mecanismos de exclusão, a análise se estende para as relações entre a educação superior e os níveis de ensino que a antecedem. Uma rede de pesquisadores de caráter interdisciplinar e interinstitucional – REPES - foi organizada por pesquisadores do NUPPs e de instituições acadêmicas.

Dentro desta rede, o NUPPs desenvolve o projeto “Demanda e Oferta do Ensino Superior no Estado de São Paulo – uma visão comparativa”.similares (NEPP/UNICAMP e NIEPES/UNESP) para desenvolver tais objetivos.

PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Eunice Ribeiro Durham - antropóloga – FFLCH/USP

1.1 A profissão acadêmica em transformação (The Changing Academic profession)

O projeto pretende examinar a natureza e a extensão das mudanças ocorridas pela profissão acadêmica nos anos recentes, suas razões e suas conseqüências. Serão estudadas as implicações destas mudanças para a atratividade da atividade acadêmica como uma carreira, e capacidade da comunidade acadêmica de contribuir para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e para atingir os objetivos de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. A partir de um modelo de transformação de seis estágios, serão feitas comparações sobre estes temas entre diferentes sistemas educacionais, tipos institucionais, disciplinas acadêmicas e gerações.

Nossos parceiros nesta pesquisa são: a Universidad Nacional de General Sarmiento, da Argentina, a University of New England, da Austrália, a Huazhong University of Science & Technology, de Hong-Kong, a University of Tampere, da Finlândia, o Centre de Sociologie Des Organizations, em Paris, o International Centre for Higher Education Research Kassel (INCHER), da Alemanha, o Tata Institute of Social Sciences, da Índia, a Hiroshima University, o National Higher Education Research Institute (IPPTN), Eureka Complex, Universiti Sains Malaysia, Malásia, a Universidad Autônoma de Baja Califórnia, no México, CHEPS-University of Twente, Holanda, o NIFU STEP - Studier av innovasjon, forskning og utdanning, Wergelandsvegen, Noruega, o CIPES da Fundação das Universidades Portuguesas, a University of South Africa, da África do Sul, a University of Bath, da Inglaterra, e a George Washington University, dos Estados Unidos.

Para conhecer o projeto, visite:

PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Elizabeth Balbachevsky - cientista política – FFLCH/USP

NUPPs

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP

Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia, favos 9 e 21 - Cidade Universitária - S. Paulo - SP - CEP: 05508-060

Tels.: (55 11) 3091.3272 / 3091.3271 / 3091.3353 - 3091.3186 - Fax: (55 11) 3091.3157