NUPPs

Pesquisas

Políticas de erradicação da pobreza e das desigualdades econômicas e sociais

O NUPPs desenvolve projetos de pesquisa relativos à formulação, implementação e avaliação de programas voltados ao atendimento de demandas e necessidades sociais da população em áreas como saúde, segurança, emprego, transferência de renda, políticas compensatórias, culturais, afirmativas, etc. O foco dessas pesquisas é a relação entre as políticas e a ampliação dos direitos de cidadania, tanto em sua dimensão sócio-econômica como política.

PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Marta Maria Assumpção Rodrigues - socióloga – EACH/USP

O Sistema educacional e as políticas públicas de ensino superior

O NUPPs dá continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pelo Núcleo de Pesquisa de Ensino Superior (NUPES) – o qual substituiu desde o final de 2005 -, com ênfase especial sobre a questão da eqüidade, da eficiência e da eficácia do sistema de ensino superior brasileiro, assim como as relativas à estrutura e gestão das instituições.

Considera-se que a educação superior é fundamental tanto para o desenvolvimento científico e tecnológico do país como para ampliar as oportunidades sociais e econômicas dos setores de baixa renda. Desta forma, para se entender os mecanismos de exclusão, a análise se estende para as relações entre a educação superior e os níveis de ensino que a antecedem. Uma rede de pesquisadores de caráter interdisciplinar e interinstitucional – REPES - foi organizada por pesquisadores do NUPPs e de instituições acadêmicas.

Dentro desta rede, o NUPPs desenvolve o projeto “Demanda e Oferta do Ensino Superior no Estado de São Paulo – uma visão comparativa”.similares (NEPP/UNICAMP e NIEPES/UNESP) para desenvolver tais objetivos.

PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Eunice Ribeiro Durham - antropóloga – FFLCH/USP

1.1 A profissão acadêmica em transformação (The Changing Academic profession)

O projeto pretende examinar a natureza e a extensão das mudanças ocorridas pela profissão acadêmica nos anos recentes, suas razões e suas conseqüências. Serão estudadas as implicações destas mudanças para a atratividade da atividade acadêmica como uma carreira, e capacidade da comunidade acadêmica de contribuir para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e para atingir os objetivos de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. A partir de um modelo de transformação de seis estágios, serão feitas comparações sobre estes temas entre diferentes sistemas educacionais, tipos institucionais, disciplinas acadêmicas e gerações.

Nossos parceiros nesta pesquisa são: a Universidad Nacional de General Sarmiento, da Argentina, a University of New England, da Austrália, a Huazhong University of Science & Technology, de Hong-Kong, a University of Tampere, da Finlândia, o Centre de Sociologie Des Organizations, em Paris, o International Centre for Higher Education Research Kassel (INCHER), da Alemanha, o Tata Institute of Social Sciences, da Índia, a Hiroshima University, o National Higher Education Research Institute (IPPTN), Eureka Complex, Universiti Sains Malaysia, Malásia, a Universidad Autônoma de Baja Califórnia, no México, CHEPS-University of Twente, Holanda, o NIFU STEP - Studier av innovasjon, forskning og utdanning, Wergelandsvegen, Noruega, o CIPES da Fundação das Universidades Portuguesas, a University of South Africa, da África do Sul, a University of Bath, da Inglaterra, e a George Washington University, dos Estados Unidos.

Para conhecer o projeto, visite:
http://www.cap.iets.org.br

PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Elizabeth Balbachevsky - cientista política – FFLCH/USP

Novidades

The International Politics of Economic Globalization and Emerging Market Economies


The international conference was one of the key initiatives undertaken by experts in international political economy, under the aegis of a cooperative scientific program between the Niehaus Center for Globalization and Government, at Princeton University, on the one hand, and on the other the University of São Paulo, represented by the Institute of International Relations (IRI), the Center for Public Policy Research (NUPPS), and the Institute of Advanced Studies (IEA).

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Artigo do Prof. Moisés na revista Sul21


Publicado o artigo intitulado "Os paradoxos não resolvidos da campanha eleitoral", pelo Prof. José Álvaro Moisés, no revista eletrônica Sul21. Confira a íntegra do texto através do seguinte link.

Bolsa para profissional de TI


Estão abertas as inscrições para vaga de administrador de banco de dados. Necessário ser graduado em algum curso relacionado à TI. Para mais detalhes, favor entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bolsas para alunos de TI


Estão abertas as inscrições para vagas de bolsista de iniciação científica para alunos da USP dos cursos relacionados à Tecnologia da Informação para atuação como desenvolvedor web. Para mais detalhes, favor entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Entrevista na RadioUSP com Prof. Moisés


Ouça a íntegra da entrevista concedida à Radio USP pelo Prof. José Álvaro Moisés, sobre o recém-lançado livro "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia", clicando neste link.


Parceiros

NUPPs

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP

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Tels.: (55 11) 3091.3272 / 3091.3271 / 3091.3353 - 3091.3186 - Fax: (55 11) 3091.3157

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.