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Comentário para a Folha, publicado dia 06/10/2011

A posição do Brasil no cenário do ensino superior mundial

A equipe responsável pelo ranking produzido pelo suplemento Times Higher Education devotou um ano para coletar dados sobre um número imenso de instituições. Evidentemente, pode-se esperar algumas distorções decorrentes de erros ou maior ou menor precisão dos dados informados por essa ou aquela instituição. Entretanto, o ranking aponta com relativa precisão as instituições que
disputam os primeiros lugares na escala de prestígio acadêmico internacional. Não há surpresas.

Uma questão diferente é se essa metodologia é adequada para classificar todas – ou quase todas – as universidades do mundo, pois os indicadores necessários para distinguir quem é quem entre os primeiros da lista, não funcionam para as últimas posições. Por analogia, imagine uma classificação da riqueza que considere indicadores como a propriedade de iates, carros de luxo, etc...Para classificar os mais ricos, essas informações podem ser boas, mas não para os demais. Esse é um problema inevitável dos rankings dessa natureza: o que eles ganham em precisão no topo da lista, necessariamente perdem à medida que se aproximam da “lanterna”.

Os resultados para as duas instituições paulistas – USP e UNICAMP - especialmente quando consideramos os imensos saltos de um ano ao outro, falam mais da imensa imprecisão desses rankings na sua porção média-inferior, do que propriamente de melhoras ou pioras reais. Não há dúvida que essas duas instituições representam o que há de melhor no Brasil, particularmente se estamos trabalhando com o modelo de universidades de pesquisa. Também não creio que o ranking erra ao colocar as duas melhores universidades brasileiras na posição mediana de sua lista. Isso porque embora a produção acadêmica agregada do Brasil tenha crescido vertiginosamente nos últimos anos, seu impacto ainda é bastante medíocre. Nossa pós-graduação é grande em números, mas ainda muito
provinciana – salvo raras exceções. Nossas universidades mostram pouquíssimo apetite pelas competências formadas lá fora. Seu modelo de governança é arcaico e autoreferenciado, criando pouco espaço para a criatividade, o empreendedorismo e a inovação institucional.

Assim, o dado mais preocupante dos resultados desse ranking não é o fato de uma instituição brasileira ter subido ou caído posições, mas sim o ranking é fato da USP e da Unicamp serem as únicas instituições dentre as nossas 100 universidades públicas em
condições de disputar uma posição, ainda que modesta.

Elizabeth Balbachevsky (53) é professora associada no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs/USP). Sua área de especialização é a análise comparada de políticas de ensino superior, ciência e inovação.

Novidades

The International Politics of Economic Globalization and Emerging Market Economies


The international conference was one of the key initiatives undertaken by experts in international political economy, under the aegis of a cooperative scientific program between the Niehaus Center for Globalization and Government, at Princeton University, on the one hand, and on the other the University of São Paulo, represented by the Institute of International Relations (IRI), the Center for Public Policy Research (NUPPS), and the Institute of Advanced Studies (IEA).

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Artigo do Prof. Moisés na revista Sul21


Publicado o artigo intitulado "Os paradoxos não resolvidos da campanha eleitoral", pelo Prof. José Álvaro Moisés, no revista eletrônica Sul21. Confira a íntegra do texto através do seguinte link.

Bolsa para profissional de TI


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Entrevista na RadioUSP com Prof. Moisés


Ouça a íntegra da entrevista concedida à Radio USP pelo Prof. José Álvaro Moisés, sobre o recém-lançado livro "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia", clicando neste link.


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