NUPPs

Gênero e Representação Política no Brasil

Teresa Sacchet

12/04/2010, às 17h no NUPPs

O baixo índice de representação de mulheres deve-se pouco ao preconceito do eleitor e mais a obstáculos institucionais e políticos que dificultam a competição das mulheres em pé de igualdade com os homens, conforme indicam algumas pesquisas no país.

As mulheres são atores centrais nas eleições deste ano no Brasil. Elas não apenas compõem a maioria do eleitorado (51,7%), como também representam a maior proporção dos candidatos com chances reais de vencer as eleições de outubro. Dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos dois são mulheres: Dilma Rousseff, a candidata do governo, que foi Ministra da Casa Civil na gestão atual, e Marina Silva do Partido Verde, que foi Senadora e Ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008. Segundo pesquisas do Ibope de 18 de setembro, Rousseff abriu uma vantagem sobre o segundo candidato, José Serra do PSDB, de 26 pontos percentuais. Ela tem 51% das intenções de voto, enquanto ele tem 25%; e Marina Silva, por sua vez, fica com 11%. Ou seja, a julgar pela intenção de votos, se as eleições fossem hoje Dilma Rousseff seria a Presidente da República e o Brasil se somaria a dois outros países no continente – Argentina e Costa Rica – que têm mulheres na sua chefia de estado. Mas enquanto nestes países as mulheres representam 38% dos membros do corpo parlamentar no Brasil elas não passam de 9%.

 

Novidades

The International Politics of Economic Globalization and Emerging Market Economies


The international conference was one of the key initiatives undertaken by experts in international political economy, under the aegis of a cooperative scientific program between the Niehaus Center for Globalization and Government, at Princeton University, on the one hand, and on the other the University of São Paulo, represented by the Institute of International Relations (IRI), the Center for Public Policy Research (NUPPS), and the Institute of Advanced Studies (IEA).

Leia mais...

Artigo do Prof. Moisés na revista Sul21


Publicado o artigo intitulado "Os paradoxos não resolvidos da campanha eleitoral", pelo Prof. José Álvaro Moisés, no revista eletrônica Sul21. Confira a íntegra do texto através do seguinte link.

Bolsa para profissional de TI


Estão abertas as inscrições para vaga de administrador de banco de dados. Necessário ser graduado em algum curso relacionado à TI. Para mais detalhes, favor entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bolsas para alunos de TI


Estão abertas as inscrições para vagas de bolsista de iniciação científica para alunos da USP dos cursos relacionados à Tecnologia da Informação para atuação como desenvolvedor web. Para mais detalhes, favor entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Entrevista na RadioUSP com Prof. Moisés


Ouça a íntegra da entrevista concedida à Radio USP pelo Prof. José Álvaro Moisés, sobre o recém-lançado livro "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia", clicando neste link.


Parceiros

NUPPs

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP

Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia, favos 9 e 21 - Cidade Universitária - S. Paulo - SP - CEP: 05508-060

Tels.: (55 11) 3091.3272 / 3091.3271 / 3091.3353 - 3091.3186 - Fax: (55 11) 3091.3157

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.